Image and video hosting by TinyPic

23 de mai. de 2011

Roupa feita de spray


A idéia futurística e com requintes de ficção científica começou a ser desenvolvida em 2003 por Manoel Torres e pelo professor Paul Luckham. O spray é composto por pequenas fibras que são misturadas com polímeros e um solvente.
Quando aplicadas ao corpo, as fibras se unem formando uma espécie de segunda pele. Após alguns minutos o solvente se evapora e a roupa está pronta para uso. Geralmente o tecido formado é fino, mas pode ser mais espesso dependendo da quantidade de camadas aplicadas.
Acrilico, linho e algodão podem ser usados para mudar a textura final. O interessante é que após pronta, a roupa pode ser lavada e reutilizada como outra peça qualquer. Segundo os criadores, o tecido final é delicado como a seda e resistente como fibras de cãnhamo.
Além da proposta mega high tech, as roupas feitas de spray ainda tem um apelo ecológico: uma peça pode ser novamente dissolvida em solvente e o material reutilizado para confecionar uma nova roupa. E não para por aí. Suas características são propícias para o uso hospitalar, como por exemplo para cicatrização de feridas.



0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP