Image and video hosting by TinyPic

5 de jun. de 2011

Hattori Hanzō


Nota: Se procura pelo personagem fictício da série Samurai Shodown, veja Hanzo Hattori (Samurai Shodown)
Hattori Hanzō (em japonês: 服部 半蔵) (1541 – 1596), também conhecido por Masanari ou Masashige (em japonês: 服部 正成 Hattori Masanari), filho de Hattori Yasunaga, foi um famoso ninja e chefe de um clã da região de Iga no Japão.
Hanzō serviu fielmente o xogun Tokugawa Ieyasu e é normalmente retratado como tal em obras de ficção e nos mangás. Hanzō nasceu vassalo ninja do clã Matsudaira (que viria a se tornar o clã Tokugawa). Ele ficou conhecido mais tarde como Oni-Hanzō (em japonês: 鬼半蔵 "Demônio Hanzō") graças a ferocidade que demonstrava em batalha. Este apelido o distinguia de outro samurai de Tokugawa, Watanabe Hanzō,também conhecido como Yari-Hanzō (em japonês: 槍半蔵 "Hanzō da Lança").

Hattori Hanzō na ficção

  • A história da relação de Hanzo com o primeiro xogun virou o mangá de sucesso Hanzo no Mon (O Caminho do Assassino), em 15 Volumes (1978-1984), de Goseki Kojima e Kazuo Koike, ainda inédito no Brasil.
  • No cinema, o diretor Quentin Tarantino fez uma homenagem ao célebre ninja dando seu nome a um personagem do filme Kill Bill.
  • Já na TV, o seriado Heroes (2007) faz referência a ele, quando o personagem Hiro Nakamura busca a espada feita por Hattori Hanzo e que o samurai Takezo Kensei (1584-…) havia encontrado e usado para controlar seus poderes e unir o Japão no século XV.
  • Nos video-games, Hattori Hanzō participa dos jogos Samurai Shodown e The King of Fighters Maximum Impact feitos pela SNK como um ninja e, também, no jogo Samurai Warriors, realizado pela Koei, que o apresenta como um ninja que utiliza de duas pequenas foices, e ainda, no game Warriors Orochi você pode encontrá-lo jogando no clã do Tigre na qual ele utiliza uma foice como arma.
  • No filme Shinobi: A Batalha Hattori Hanzo aparece brevemente como autoridade de Iga.
  • No anime Basilisk Hattori Hanzo aparece brevemente como autoridade de Iga.
  • Inspirou o personagem Hanzou do anime e manga Naruto

 

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP